Sondagem SPT

Sondagem SPT: O que é e como é feito esse ensaio

A sondagem SPT é um tipo de sondagem que visa caracterizar o solo que servirá como parte de um elemento de fundação de uma edificação.

SPT é a sigla em inglês para Standard Penetration Test ou Ensaio de Sondagem à Percussão.

reforço de fundação em rio preto

Como é feito o ensaio de sondagem SPT?

Mede-se a resistência de uma camada de solo de um metro medindo o número de golpes com um martelo que são necessários para penetrar trinta centímetros, o que chamamos de N SPT.

Os resultados desse ensaio são bons para solos com algum grau de resistência, e são ruins quando falamos de solos moles.

reforço de fundação em rio preto

É um ensaio relativamente simples, o que explica tamanha difusão. Deve haver cuidado para manter a uniformidade nos golpes aplicados no solo, para não gerar erros nos resultados, quando for uma versão manual. Algumas empresas também disponibilizam aos seus clientes a possibilidade do ensaio mecanizado, onde seria menor a possibilidade de variações nos golpes.

reforço de fundação em rio preto

Número mínimo de sondagens

O número mínimo de sondagens é estabelecido por normas técnicas. Mesmo assim, considerada a heterogeneidade dos solos, a quantidade mínima de furos é pequena e deve ser sempre avaliada pelo engenheiro responsável pela obra.

Segundo o que aponta a ABNT NBR 8036:1983 – Programação de sondagem de simples reconhecimento dos solos para fundação de edifícios, deve-se definir a área de projeção da edificação (APE) e:

Fazer dois furos se a área for inferior a 200 m².
Fazer três furos se essa área for entre 200 e 400 m².
De 400 a 1.200 m², um furo a cada 200 m².
Entre 1.200 e 2.400 m², um furo por 400 m² e
Acima disso, o número de sondagens fica a critério do engenheiro responsável.
Em caso de não se saber qual será a área e não existir algo que indique isso em estudo de viabilidade, deve-se prever um mínimo de três furos uniformemente distribuídos e não distando mais do que cem metros.

Outro uso de ensaios de sondagem SPT está nas obras que envolvam taludes e vias pavimentadas (seja com paralelepípedos, pisos intertravados ou asfaltadas), cuja amostragem depende das instruções de serviço rodoviárias.

Para taludes, recomenda-se um mínimo de três sondagens por seção transversal.

Longitudinalmente (ao longo do greide), deve-se dispor um furo a cada cento e cinquenta metros, quando as distâncias superarem os quatrocentos metros.

reforço de fundação em rio preto

Boletins de sondagem

Os boletins de sondagem são os documentos que trazem os resultados do ensaio de sondagem SPT.

Neles, há a distribuição de camadas de solo, qual o N SPT de cada estrato e uma descrição das características do solo que as compõe.

Essas características são verificadas, mais tarde, em função de se extrair amostras durante o ensaio.

reforço de fundação em rio preto

Outra informação muito importante que está presente no boletim e que afeta o desempenho do elemento de solo como fundação é o nível de água, ou seja, o nível onde se encontra o lençol freático ou o solo é saturado (vazios completamente preenchidos com água).

Está precisando de sondagem SPT?